19 de ago. de 2012

Entendendo Gyaru.

Olá Gals!

Todas as vezes que eu comento de Gyaru com alguém, essa pessoa me olha como se eu estivesse falando grego e me faz 8164287793 perguntas. Devido a isso, resolvi fazer um post dedicado a isso; explicar Gyaru para quem não conhece ou simplesmente quer conhecer melhor o estilo.
De acordo com meu conhecimento no estilo, tentar explicá-lo de forma simples. Se algo que eu escrever estiver errado, sintam-se  a vontade para me corrigir.

--Como começou?
Gyaru surgiu simplesmente de repente, com uma rebelião das jovens da elite japonesa que resolveram quebrar as regras da sociedade, passando a se bronzear e encurtar as saias dos tradicionais uniformes colegiais japoneses. Gyaru passou por diversas transformações resistindo por mais ou menos 2 décadas até os dias atuais. Tais meninas são essas que depois de algum tempo foram reconhecidas como Kogal.

* O termo 'Gyaru', (transliteração da palavra: Gal) começou como o nome de uma marca de Jeans, e além de ser usado para o estilo, também é usado para se refefir a garotas em geral: Girl= Gal.

 --Os sub-estilos:
-Kogal:
O estilo iniciado por aquelas meninas que citei antes, usado pelas estudantes japonesas, caracterizado por uniformes japoneses com toques especiais como:
- Sais encurtadas.
- Meias mais curtas que as tradicionais 3/4.













-Ganguro:
Esse sub-estilo extremo de gyaru, surgiu no final dos anos 90 com meninas que queriam realmente se destacar no meio gyaru. Elas levaram o bronzeamento a um nível maior, deixando o mais acentuado com base e pó de cor bem escura e com isso, mudaram a maquiagem gyaru que usavam por não aparecerem mais em seu novo tom de pele. Essa nova maquiagem era composta por sombras e batons em tons claríssimos e adotaram também os cílios postiços(que virou característica em gyaru). Os cabelos eram super loiros ou em tons de cinza, mas logo depois começaram a aparecer outras cores, como o verde e o rosa e as roupas sempre coloridas em cores que contrastavam com o tom de sua pele.
Ganguro foi um sub-estilo independente, não tendo nenhuma influêcia de outros, países, ídolos, etnia e nem nada. Foi criado pelas próprias gyarus que queriam um destaque maior. A palavra Ganguro veio de um termo que acabou ficando que querendo ou não, descreve, que é: 'cara-preta'.
As Ganguro, não foram consideradas símbolos sexuais como as Kogal; eram vistas como sujas e feias.
Surgiu também uma versão ainda mais extrema de Ganguro, na qual a diferença era o nível do bronzeado que nessas por incrível que pareça, era ainda maior. Essa nova versão, foi chamada de Gonguro que foi descrito como 'queimado chegando ao irreconhecível'.

Ganguro:











Gonguro:
















-Yamanba & Manba:
Ambos estilos precederam do Ganguro mas existem diferenças entre eles.
Yamanba (chamado de 'bruxa da montanha') , nasceu em 2004, quando foram adicionados ao estilo, circle lens (que virou uma característica em gyaru) em cores fortes, adesivos metálicos abaixo dos olhos, cores mais fortes na maquiagem, roupas em tons vibrantes com colares havaianos.
Manba nasceu em 2008 e persiste até hoje( mesmo acabando a mídia), retirando os adesivos abaixo dos olhos, adicionando a maquiagem conhecida como panda invertido na cor branca em volta de todo o olho e um risco branco no nariz. Também se usa, cabelos coloridos em cores neón brilhante e extensões para que os cabelos fiquem bem compridos. Os colares havaianos também foram cortados do visual.
Yamanba:

















Manba:













Gyaru-Kei:
É o básico padrão de estilo Gyaru.













Onee Gyaru:
Onee= Irmã mais velha, logo esse estilo é usado por mulheres mais velhas e é composto por roupas mais maduras e elegantes.

















Hime-Gyaru:
As Hime são princesinhas Gyaru que usam roupas inspiradas nas princesas ocidentais. Suas roupas são sempre vestidos com cores claras ou estampas florais delicadas e sapatos de salto; seus cabelos são armados com penteados volumosos e cachos.













B-Gal:
Este estilo de Gyaru é voltado para o mundo do Hip Hop, usando elementos do mesmo. Esse estilo foi repaginado e hoje pode ser mais visto como Amekaji.












Rokku:
Como o nome já diz esse estilo de Gyaru usa elementos com inspiração Rock'n'roll.

















Mori Gyaru:
É um estilo super clean em todos os aspectos. As roupas são leves e soltas, as cores predominantes são marrom, bege e branco em tecidos como algodão.
Os cabelos são soltos em cachos leves e naturais e a maquiagem também segue a linha leve e natural.
Os acessórios são delicados como flores no cabelo.
Esse estilo tem um ar verão e campreste sempre presando pelo natural.













* É importante dizer que esses são os que eu considero fortes o bastante para considerar sub-estilos, pois há inúmeras trends e derivados dos estilos Gyaru.
-- Gaijin Gyaru somos nós, as Gyaru 'estranjeiras'.
-- Gyaruo é o masculino de Gyaru.
-- São consideradas principais características de Gyaru em geral, Cílios postiços, Circle lens, Unhas compridas e decoradas, droopy e/ou cat eyes, contorno no rosto principalmente no nariz.
*Os esteriótipos já foram quebrados, saiam dessa!
-- Não é obrigatório ter castanhos-loiros ou compridos:






















-- Não é obrigatório fazer maquiagem pesada.











-- Não é obrigatório ter a pele bronzeada.


















-Revistas para inspiração:
Egg- lá você pode ver Gyaru-Kei, Kogal, Rokku & B-Gal/Amekaji
Ageha- Hime Gyaru.
Nuts & Jelly- Onee Gyaru.
Sweet & Scawai- Mori Gyaru.
-- Coloquei downloads de algumas dessas revistas desse mês aqui, me esforçarei para colocar no próximo mês algumas outras.

-Links úteis:
Tudo! De unhas a cabelos!
Onee Gyaru.
Outfits para inspiração.
Makes, Hair e Outs para inspiração.
 Rokku
 Gyaru America Latina Tv.
 Fórum Gyaru Brasil.
Posts de Make, Hair & Outfits de Gyarus de todo o mundo
 Além de poder postar coisas suas, tem informações.
 Nesse site você encontra além de informações, MUITOS, MUITOS links!( e eles rodam no próprio site!)
 Lista de blogs de Gals gringas.

Então é isso Gals! Espero que tenham gostado e que quem não conhece possa entender melhor nosso estilo!



0 comentários:

♥ Views ♥

contador de visitas

♥ Translate ♥

♥ Profile ♥

Minha foto
Luciana Lemos, 22 years old, Gyaru, artist, intense, young, passionate, neurotic, strange. Welcome to my blog! I hope you enjoy and come back soon. ♥

♥ Top ♥

♥ Labels ♥

♥ Members ♥